A cada edição, a OBL recebe uma nova ênfase e um novo nome. Desde 2016, ela é dividida em quatro fases.
Fase 1, online (agosto/setembro). Prova online contendo questões de múltipla escolha, pontuando temas linguísticos diversos, envolvendo vídeos, músicas e imagens. A prova contém 18 problemas e é dividida em três ciclos de questões, que são lançados simultaneamente e finalizam no mesmo dia: 9 problemas no ciclo I, 6 problemas no ciclo II, e 3 problemas no ciclo III. Pode ser feita em qualquer computador, tablet ou celular, através do aplicativo da OBL. Para a primeira fase, todos podem participar; basta se inscrever! A nota de corte está descrita no regulamento.
Fase 2, em papel (outubro/novembro). Prova com questões discursivas, envolvendo desvendar um conjunto de fenômenos linguísticos, traduzir algumas frases e descrever sua compreensão. A prova é aplicada em diversos polos, entre universidades e escolas, em todos os estados do país.
Após a segunda fase, os participantes com melhor desempenho são premiados com insígnias de Papel, Pergaminho, Papiro e Palma (equivalentes a prêmios I, II, III e IV, respectivamente), na forma de certificado digital. As insígnias se referem a materiais utilizados tradicionalmente para representar a escrita.
A partir da premiação, os estudantes da categoria Regular podem passar às duas fases seguintes.
Fase 3, Escola de Linguística de Outono (ELO) (outono). Reúne os cerca de 60 estudantes mais bem colocados na categoria Regular, para três meses de atividades intensivas, culminando em uma semana presencial. Ocorre no outono do ano seguinte à segunda fase.”
A ELO é composta de atividades acadêmicas, como palestras introdutórias de diferentes áreas da linguística e oficinas sobre línguas específicas, e de quatro tipos de atividades olímpicas – quatro expressões diferentes de pedagogia de problemas:
Fase 4, Olimpíada Internacional de Linguística(julho). Congrega delegações de todos os países que possuem olimpíadas nacionais de linguística, cada ano sediada em um dos países-membros. A delegação brasileira é composta anualmente por 1 ou 2 times (4 ou 8 participantes), dentre os mais bem colocados nas atividades olímpicas da ELO.
Na olimpíada internacional, os alunos competem em uma prova individual (com cinco problemas para serem resolvidos em seis horas) e uma prova em equipes (com uma tarefa para quatro estudantes resolverem em três ou quatro horas), além de participarem de palestras com linguistas, visitas culturais e do convívio com jovens olímpicos de diversos países e culturas.
Se isso também acende uma chama em você, dê os primeiros passos olhando a nossa página de problemas.