EDIÇÃO NOKE VANA

Noke Vana é como os Katukina do Acre (família linguística Pano) referem-se à própria língua. Traduzido ao pé da letra, significa "nossa língua", "nossa fala". Revestindo-se em 2012 deste nome, a segunda edição da Olimpíada Brasileira de Linguística quer instigar os estudantes de todo o país à redescoberta de seus próprios falares, de todos os sotaques ou dialetos, todos os gostos e aptidões. Ver sua própria língua com outros olhos, ver as outras tantas línguas, perceber como são diversas e, em um sentido mais profundo, uma só. Assim, conhecendo a diversidade das culturas e a unidade da cognição, podemos estabelecer uma língua comum. A nossa língua.

PRIMEIRA FASE

A Primeira Fase aconteceu no sábado, dia 17 de Março de 2012, em todas as escolas participantes. Dessa edição participaram cerca de 1000 estudantes, provenientes de 38 escolas, de 14 dos 27 estados da federação, incluindo colégios particulares e públicos, federais e estaduais. Os problemas da primeira fase abordaram nomes em esperanto, carioquês escrito em alfabeto fonético, a escrita tengwar, os verbos télicos, a harmonia vocálica em turco e as relações genealógicas em português.

Dentre os participantes, todos aqueles (cerca de 170) que fizeram mais de 350 pontos foram agraciados com menção honrosa. Além disso, cerca de 60 foram convidados para a Segunda Fase.

SEGUNDA FASE

A Segunda Fase ocorreu entre 28 de Maio e 1 de Junho de 2012, no Avenida Charme Hotel, em Águas de São Pedro, SP – contendo palestras, mini cursos e as provas da segunda fase. Os 60 estudantes convidados foram selecionados a partir da primeira fase, com notas acima de 450 dos 600 pontos possíveis. A prova da segunda fase foi dividida em dois dias: no primeiro, questões sobre alfabeto árabe e palavras portuguesas de origem árabe, sintaxe quechua e evolução das línguas germânicas; no segundo, questões sobre numerais bugawac e semântica do toki pona. A prova de equipes, por sua vez, envolvia produzir, a partir de corpus fornecido, um parágrafo de texto em esloveno. Como resultado, tivemos 8 medalhistas de ouro, 19 de prata e 21 de bronze. Além disso, quatro dos medalhistas de ouro compuseram a equipe brasileira que representou o Brasil na IOL 2012.

IOL 2012

A décima edição da IOL aconteceu entre 29 de Julho e 4 de Agosto de 2012, na Univerza v Ljubljani em Liubliana, Eslovênia. O Brasil participou com os seguintes integrantes:

  • Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho (Colégio Objetivo | São Paulo, SP) – medalha de prata
  • Pedro Neves Lopes (Colégio Etapa | São Paulo, SP) – medalha de bronze
  • Rafael Kazuhiro Miyazaki (Colégio Etapa | São Paulo, SP) – menção honrosa
  • Marvin Ariel Dias Santos (IF Sergipe | Lagarto, SE)

A prova versou sobre sintaxe dyirbal, numerais umbu-ungu, pronomes bascos, sintaxe teop e semântica em rotumano. A prova de equipe envolvia o nome de países em lao. Além das medalhas, o estudante brasileiro Rafael Kazuhiro Miyazaki foi agraciado, junto com Yash Sinha (Índia) e Ants-Oskar Mäesalu (Estônia), com o prêmio de melhor solução da questão 2 (numerais umbu-ungu).

A equipe foi acompanhada pelos líderes Victória Flório (Universidade Federal de Goiás) e Robson Carapeto (Escola Alemã Corcovado).